top of page

Ar condicionado na decoração.

Climatização tem tudo a ver com a arquitetura e design interiores. Então vamos falar de como solucionar o ar condicionado para combater o calor que anda fazendo?



Antes de continuarmos, uma observação: ar condicionado e ventilador não são mutuamente excludentes. Enquanto o ventilador auxilia na circulação e renovação do ar, o aparelho condicionador retira o calor do ambiente por meio da retirada da umidade (por isso os dutos jogam água do lado de fora). Ter a opção do ventilador pode ajudar a fazer o ar circular de maneira mais saudável, principalmente se a Arquitetura foi pensada de maneira ecológica, usando-se o projeto de construção para maior conforto térmico. Porém em muitos casos o ventilador não dá conta, então o ar condicionado é a solução.

Existem diversos modelos no mercado, mas esses são os tipos mais comuns de aparelho usados em residências:



De janela: o tradicional, tudo em um único aparelho.



Split: substituiu o tradicional, separando a unidade evaporadora da condensadora, com melhor controle de temperatura e direção do vento e menor necessidade de abrir a parede, bastando apenas um pequeno furo para a tubulação, além de ter um aspecto mais clean para as áreas internas.



Window split: é um split que se encaixa no rasgo do ar condicionado modelo tradicional (conveniente para troca de aparelhos antigos).



Multisplit: uma única condensadora para vários evaporadores (dois ou três) em diferentes ambientes. Funciona como um ar condicionado central.



Split cassete: modelo de teto com quatro saídas a 360º, específico para forro de gesso.



Split Piso-teto: um modelo que traz a possibilidade de ser instalado no piso ou no teto e conta com um forte desempenho para refrigeração.



Dimensionamento


Os condicionadores de ar podem ter potências que variam de 7.000 a 60.000 BTUs. (British Thermal Units). Como calcular a potência adequada para seu ambiente?


  • Multiplicam-se os metros quadrados do ambiente por 600 BTU's

  • Para cada pessoa adicional que frequenta o espaço somam-se 600 BTU's (a primeira pessoa não é contabilizada)

  • Cada equipamento eletrônico (contar quantos permanecem ligados ao mesmo tempo), soma 600 BTU's à conta.

  • Se o ambiente ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTU's (em vez de 600 BTU's) nos cálculos acima.


Instalação


Cuide para que mão-de-obra especializada faça o serviço de instalação. No projeto de marcenaria e design de interiores, tome cuidado para deixar o espaço solicitado pelo fabricante. Os aparelhos split de parede pedem de 20 cm a 30 cm de distância com relação ao teto e também a qualquer móvel que esteja abaixo.


Posso esconder?! Eu sei, o aparelho de ar condicionado não chega a ser lindo... Mas os fabricantes dizem para não impedir a livre circulação de ar. Como faz?



Muitas vezes se opta por esconder em ripados ou réguas de madeira, mas o ideal é que as peças não obstruam a passagem do ar, respeitando a proporção 2:1. Ou seja, por exemplo, 1 cm de ripa para 2 cm de espaço entre elas.


Quando se faz isso com o ar condicionado split, a unidade evaporadora não chega a ficar "escondida" no sentido próprio, porém ela se integra com mais suavidade ao ambiente. Outra opção é não enfatizá-lo, mas dar destaques a outros elementos da composição:


Fonte: Habitíssimo


Por fim, é possível parar de brigar com ele e tomá-lo como elemento de design, acrescentando cor ou motivos decorativos. Uma alternativa personalizada é envelopar o aparelho como se faz com geladeiras, por exemplo, como fizemos no projeto abaixo, renovando o aparelho já encardido original do apartamento:



Acho uma excelente ideia! Você toparia?


Arq. Érica Marina

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page