top of page

Como combinar tons de madeira

Combinar tons diferentes de madeira ou acabamentos amadeirados pode ser bem desafiador. Porém, pode ser também uma forma de acrescentar estilo ao ambiente, conferindo muita personalidade. Se você conseguir fazer isso, será gratificante. A combinação de tons de madeira tem que ficar de certa forma coesa para mostrar que o ambiente foi pensado harmonicamente.

A forma mais simples de não errar, é escolher todos os possíveis móveis (e piso) com tonalidades parecidas, o mais próximo possível. Essa pode ser uma excelente escolha, porém nem sempre possível. Não é o caso de dispensar um maravilhoso móvel herdado de família só porque não combina com o restante dos seus móveis. Por outro lado, a opção pode ser, propositadamente, a combinação de tons amadeirados para imprimir estilo ao ambiente.


Então vamos às dicas:


1. Use cores similares para conectar os tons de madeira: observando os veios da padronagem, que podem ter tons diferentes de amarelado, acinzentado, avermelhado, chocolate, preto ou tons neutros mais claros. Entre essas texturas, escolha materiais intermediários entre as amostras de materiais amadeirados diferentes, assim eles não se chocam.



2. Uma cor conciliadora: Não é preciso fazer muito malabarismo para conciliar dois tons de madeira: um claro e outro escuro. Uma única cor de destaque pode ser pontuada na decoração para fazer a intermediação, tirando o enfoque da diferença dos padrões amadeirados.



3. Use tapetes: dica infalível para a transição entre os móveis em um tom de madeira e o piso em outro tom. Veja na foto abaixo que os tons de madeira da mesa de centro é bem diferente do tom escolhido para o piso, imprimindo personalidade sem conflito, apesar do contraste entre os amadeirados.


4. Ponto de destaque. Pode-se eleger uma única grande peça de mobiliário com um tom ou padronagem diferente de madeira para ser a peça especial, centro das atenções na decoração.


5. Mistura de amadeirado e cor sólida. É possível misturar um tom madeira natural com MDF colorido ou com madeira pintada/laqueada. Basta seguir as dicas anteriores.


Espero ter ajudado nessa difícil tarefa!


Arq. Érica Marina

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page