top of page

Por que contratar designer de interiores se a loja de planejados faz o projeto?

Essa pergunta é muito comum, por isso resolvi respondê-la aqui.



De vez em quando, alguns clientes me contratam apenas para parte mais decorativa, para escolha de alguns móveis soltos, cortinas almofadas e etc. Quando eu chego nesse ponto, sem o desenvolvimento prévio do projeto de interiores e depois dos móveis planejados instalados, é comum que o cliente tenha uma lista enorme de reclamações falando o quão terrível foi a experiência com a empresa de planejados que ele escolheu, quantos erros, quantas necessidades não previstas, um verdadeiro desarranjo entre o que ele precisa e o que foi instalado... Mas o que surpreende é que essas empresas muitas vezes são boas ou excelentes, algumas inclusive que eu já recomendei para meus clientes e estes ficaram muito satisfeitos.


O que acontece é que muitas pessoas, quando vão preencher os interiores do seu imóvel novo, acreditam que podem resolver tudo diretamente nas lojas de planejados. Em parte porque as empresas também fazem o "projeto". Mas atenção: trata-se do projeto dos móveis, apenas, por mais que esteja lindamente ilustrado nas imagens com tudo o que sua casa precisa. E quando você compra móveis planejados, você está comprando um produto, mas não um serviço. Não existe um responsável técnico pelo projeto como um todo e é o cliente que se responsabiliza pelas informações que fornece à empresa. No fim do processo, o cliente assina que está de acordo com aquele projeto de móveis extenso, que muitas vezes ele não tem condições de compreender em detalhes. No último projeto de planejados que eu acompanhei, minha cliente me informou categoricamente: "eu não tenho condição de avaliar esses documentos, para mim é tudo grego!" Imagina assinar sem entender e depois receber sem poder reclamar!


Agora, se o lojista diz para o cliente que dispensa arquiteto porque o vendedor faz o projeto, ele não está contando toda a verdade. É necessária a compatibilização de tudo o que intersecciona os móveis planejados e o especialista da loja muitas vezes não tem experiência de obra ou alguns conhecimentos mínimos em Design de Interiores que fazem toda a diferença para a melhor funcionalidade. Esses dias mesmo eu corrigi o detalhamento de um móvel de bancada sem base que não tinha 20 cm de espaçamento do chão. Resultado? Não é viável limpar abaixo desse móvel sem ter que se deitar no chão e estender algo onde o braço não entra. Isso é básico, mas existem muitos detalhes básicos que podem passar despercebidos.


Mas mesmo que o vendedor dessa loja seja um arquiteto experiente que também faz projeto "por fora" (nas horas vagas do trabalho assalariado), a empresa de planejados é responsável apenas pelos móveis, então não tem responsabilidade sobre as intercorrências da obra: bancadas, bases de armários, a escolha e a instalações de eletrodomésticos, os pontos elétricos que eram para estar disponibilizados para os seus equipamentos, iluminação adequada etc. E mais importante, a loja de planejados não pode acompanhar sua obra: não pode prever corretamente o serviços de marmoraria, elétrica, iluminação, gesso, escolha de imóveis soltos, escolha de eletrodomésticos, entre outros que estarão intimamente relacionados com os móveis. Os eletrodomésticos usados, por exemplo, são dados que o cliente fornece. Às vezes a loja pode sugerir, mas não é isso que ela está vendendo.


Por isso, a maioria das empresas pede que a obra esteja pronta para poder tirar medidas e fazer o projeto executivo final. Ou seja, a loja de planejados vai se adequar ao que está disponível, já que não tem como disponibilizar o que seria adequado. Tem ponto elétrico para iluminação do armário? Tem tomada na cabeceira da cama? Tem base para os armários? Qual o tamanho da bancada já instalada? Quais os eletrodomésticos que o cliente definiu? Se os móveis se encaixam no espaço, se as ferragens funcionam perfeitamente, se o acabamento está impecável, em princípio não há nada que reclamar. Não que as insatisfações do cliente não sejam válidas, mas não são de responsabilidade da loja.


Por fim, se você quer algo diferente do que a construtora definiu em planta, se você tem necessidades ou desejos específicos (com certeza você tem), eu recomendo fortemente um bom especialista em interiores para lhe acompanhar.


Estou à sua disposição.


Érica Marina Carvalho de Lima

Arquiteta, Designer de Interiores e Light Designer

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page